Desde o início da temporada de verão no Paraná, o Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMPR) realizou 140.744 ações preventivas junto a moradores e turistas no Litoral. Segundo balanço da corporação, os guarda-vidas fizeram 651 salvamentos e resgates no período. Foram registrados 63 afogamentos com diferentes níveis de gravidade e seis mortes. De acordo com os bombeiros, os dados reforçam a necessidade de comportamento seguro por parte da população.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
A corporação também distribuiu 7.914 pulseiras de identificação, o que auxiliou na localização de 606 crianças perdidas. Houve ainda 2.113 atendimentos relacionados a incidentes com águas-vivas e caravelas.Além do patrulhamento na areia, o efetivo atua nos shows do programa estadual Verão Maior Paraná. Nesses eventos, os bombeiros impedem o acesso ao mar durante a noite, quando o risco de acidentes aumenta.
“Nosso trabalho é voltado a cuidar das pessoas que escolhem o Litoral. Estar presente e orientar faz diferença para que desfrutem da temporada com segurança”, afirma a capitã Tamires Pereira.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente das 8h às 19h. O Corpo de Bombeiros recomenda que os banhistas procurem locais sinalizados e, em caso de emergência, liguem para o telefone 193.
No Litoral, o efetivo diário é de 607 bombeiros militares e 292 guarda-vidas civis. No estado, o total mobilizado para a temporada é de 669 militares e 362 civis, distribuídos também pelas costas oeste e noroeste.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
Com informações da SESP











