Na próxima semana a peça “O Arauto Conta: A História de todas as Histórias”, da Cia Cultural Rainha Maçã, chega em Pontal do Paraná, de 1º a 3 de outubro, com atividades na Escola Especial Municipal Ilha do Saber e no CMEI Cavalo Marinho, no Balneário Primavera. Um dos diferenciais do projeto é o compromisso com a acessibilidade: tanto as apresentações quanto as oficinas contam com tradução em Libras e audiodescrição, garantindo o acesso de pessoas surdas, cegas e com mobilidade reduzida.
Além de promover os espetáculos, a Cia Cultural Rainha Maça também oferece oficinas gratuitas de contação de histórias, abertas a toda a comunidade escolar — estudantes, professores e funcionários — e também incluem noções de técnicas vocais e corporais, incentivando a expressão criativa e coletiva. “Todos os locais por onde já passamos com essa temporada tem sido muito bonito, sempre estamos sendo recebidos pelas escolas com os braços abertos e com muito carinho tanto pelas funcionárias, quanto pelos estudantes”, afirma Breno Oderdan, diretor da peça.
O projeto da companhia teatral de Paranaguá, está em circulação gratuita desde agosto através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Secretaria de Cultura do Paraná, as cidades de Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba já foram contempladas.
Até o fim do projeto, serão realizadas 30 apresentações e 15 oficinas, alcançando cerca de 3.500 espectadores. Com 10 anos de trajetória, o espetáculo infantil soma mais de mil apresentações desde 2015, já tendo alcançado públicos diversos no Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Agenda de apresentações em Pontal do Paraná
01/10/2025 – 9h e 14h
Apresentação – CMEI Cavalo Marinho – Balneário Primavera
02/10/2025
– 10h e15h
Apresentação – Escola Especial Municipal Ilha do Saber
03/10/2025 – 10h
Oficina – Escola Especial Municipal Ilha do Saber
03/10/2025
Oficina – CMEI Cavalo Marinho – Balneário Primavera
🎭 Sinopse do espetáculo
“Nos primórdios dos tempos não existiam as histórias para serem contadas. As crianças pediam aos mais velhos que inventassem narrativas para entretê-las, mas isso não era possível: todas as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu, que as guardava em seu baú dourado. Vendo a tristeza das crianças, Ananse, o tecelão da aldeia Ashanti, decide conquistar o baú das histórias. Para isso, precisa enfrentar as tarefas impostas por Nyame. Assim, inicia-se uma jornada fantástica que revela como as histórias chegaram ao mundo.”
Com informações da Assessoria de Imprensa.