PEC da Segurança prevê nova estrutura para PF e PRF; votação fica para após o Carnaval 

Presidente da Câmara, Hugo Motta afirma que proposta que amplia poderes da União contra o crime organizado será analisada por comissão especial antes de ir a plenário

COMPARTILHE

Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na última quarta-feira (28) que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública poderá ser votada após o Carnaval. Antes de ir ao plenário, o texto precisa ser analisado por uma comissão especial. Nas próximas duas semanas, o relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), deve se reunir com bancadas partidárias para ajustes finais.

A PEC 18/25 cria o Susp (Sistema Único de Segurança Pública), com o objetivo de integrar a União e os estados no combate ao crime organizado. Na prática, a proposta amplia o poder do governo federal para definir diretrizes nacionais de segurança e expande as competências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (esta última passaria a atuar como uma polícia ostensiva em ferrovias e hidrovias, mudando seu foco de atuação atual).

 >> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp

Gás do Povo 

Motta também informou que a Câmara deve votar na próxima semana a medida provisória 1.313/25, que cria o programa Gás do Povo. A iniciativa visa ampliar o acesso ao gás de cozinha.

Outra proposta que pode entrar na pauta no início dos trabalhos legislativos de 2026 é o projeto de lei 1/26, que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano, com sede em Patos (PB).

Acordo comercial 

O presidente da Câmara prometeu celeridade na votação do acordo entre União Europeia e Mercosul, assinado no último dia 17 após 25 anos de negociações.

O tratado, que pode criar uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, precisa ser ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos para entrar em vigor. “O trabalho continua”, escreveu o deputado em uma rede social.

 >> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp

Com informações da Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique por dentro dos acontecimentos

Notícias atualizadas em tempo real

Acompanhe os principais fatos do Paraná e do Brasil com imparcialidade e agilidade. Não perca nenhuma informação relevante sobre política, esportes, economia e muito mais!

Receba as notícias direto no seu e-mail