PMPR usa inteligência artificial para monitorar fluxo de turistas no Litoral

Sistema integrado ao programa Olho Vivo busca identificar veículos roubados e pessoas desaparecidas durante a operação Verão Maior Paraná

COMPARTILHE

Foto: Cabo Adam Padilha/PMPR

O governo do Paraná instalou 116 câmeras de videomonitoramento inteligente em cinco municípios do litoral para reforçar a segurança durante a temporada de verão. A medida faz parte do programa Olho Vivo e ocorre no período de maior fluxo de turistas na região, especialmente para as festividades de Réveillon.

Até o último sábado (27), os equipamentos foram distribuídos entre Paranaguá (42), Guaratuba (26), Morretes (18), Matinhos (16) e Pontal do Paraná (14). Segundo o governo estadual, os aparelhos utilizam inteligência artificial (IA) para identificar veículos furtados e suspeitos em tempo real.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, um dos coordenadores do projeto, afirma que o volume de câmeras é compatível com a demanda da alta temporada. “O Olho Vivo amplia a capacidade de prevenção e investigação”, disse. Nesta segunda-feira (29), policiais que atuam na operação Verão Maior Paraná passam por treinamento em Curitiba para operar o sistema.

>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp

Investimento e Expansão 

Lançada pelo governador Ratinho Junior (PSD) no início de dezembro, a nova etapa do programa prevê um investimento de R$ 400 milhões. O modelo é chamado pela gestão estadual de “investigação assistida”, sistema em que o software emite alertas automáticos sem depender exclusivamente da observação humana.

O projeto-piloto funciona desde agosto em Almirante Tamandaré (Grande Curitiba). A meta da gestão é instalar 1.500 câmeras até o início de 2026, com um plano de longo prazo que projeta 26,5 mil unidades em todo o estado.

Embora o governo destaque a agilidade policial, especialistas em segurança pública e direitos digitais costumam questionar a eficácia do reconhecimento facial e o uso de dados por algoritmos de IA, apontando riscos de falhas na identificação e invasão de privacidade. O governo afirma que o sistema atua como apoio estratégico e mantém o agente humano no centro das decisões operacionais.

O Olho Vivo é coordenado pelas secretarias da Segurança Pública e das Cidades, além da Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados, em parceria com as prefeituras.

>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique por dentro dos acontecimentos

Notícias atualizadas em tempo real

Acompanhe os principais fatos do Paraná e do Brasil com imparcialidade e agilidade. Não perca nenhuma informação relevante sobre política, esportes, economia e muito mais!

Receba as notícias direto no seu e-mail