Redução da burocracia vem fortalecendo micro e pequenas empresas, destaca Piana

Ao participar da última reunião do ano da Fopeme e da abertura do VIII Congresso Latino-Americano das MPEs, vice-governador ressaltou atuação do Governo para fomentar o trabalho dos micros e pequenos empreendedores. 

O vice-governador Darci Piana destacou o trabalho do Governo do Estado no apoio às micro e pequenas empresas (MPEs), com a redução da burocracia e prioridade aos pequenos negócios nas compras do Estado. Ele participou na noite de quinta-feira (28), em Curitiba, do encerramento da última reunião de 2024 do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e abertura do VIII Congresso Latino-Americano das MPEs.

Promovida pelo Ministério do Empreendedorismo, a 3ª reunião do Fórum Permanente das MPEs  reuniu representantes de diversos estados na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, para ampliar o diálogo entre as diversas entidades privadas e públicas voltadas ao setor. 

Já o Congresso Latino-Americano reuniu lideranças e dirigentes de entidades nacionais de representação dos pequenos negócios dos países da América do Sul, América Central e Caribe, associados à União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa, para compartilhar ideias para as políticas públicas de fomento a esses empreendimentos.

Piana ressaltou que o Estado foi essencial para mitigar os efeitos da pandemia nas micro e pequenas empresas, com iniciativas como o programa Paraná Recupera, que colocou os agentes de crédito do Estado – a Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) – para dar suporte aos pequenos negócios.  

“O governo e a iniciativa privada trabalham de forma unida para que as microempresas, de diferentes segmentos, sejam atendidas como um todo”, explicou o vice-governador. “De um lado tem o Sebrae, que conta com diversas parcerias com o governo para auxiliar os pequenos empresários, e do outro a nossa agência de crédito, a Fomento Paraná oferecendo linhas com condições diferenciadas para esses negócios”.

“Além disso, o próprio setor produtivo se organiza de forma diferente no Paraná, com todas as entidades de classe exercendo de forma rotativa a presidência do Conselho do Sebrae, para pensar em soluções para os pequenos negócios de todos os setores”, ressaltou Darci Piana. 

Foto: Camila Tonet/Vice-governadoria

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique sempre bem informado!

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do Paraná em Pauta diretamente no seu e-mail. Não perca as atualizações mais recentes sobre política, esportes, cultura e muito mais. É rápido, fácil e gratuito!