As praias de Pontal do Paraná registraram um aumento estimado entre 25% e 30% no número de turistas estrangeiros nesta temporada em comparação ao verão anterior. Os dados são da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A maioria dos visitantes internacionais é oriunda de países vizinhos da América do Sul, com destaque para o Paraguai. Segundo a prefeitura, o balneário de Pontal do Sul é o ponto de maior concentração desse público.
A paraguaia Paola Sanchez, moradora de Assunção, visita o município pela primeira vez. Ela integra um grupo de 20 turistas hospedados em uma pousada local. “O que mais me impressionou é que o lugar é calmo, dá para relaxar. Tem muita areia e a paisagem é linda”, afirma Sanchez, que pretende retornar com a família.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
No setor de hotelaria, a ocupação mantém-se elevada desde o Natal. Raquel Regina Bueno, proprietária da Pousada Buenos Aires há 17 anos, afirma que a expectativa é positiva para o Carnaval. Além de sul-americanos, Bueno relata a presença de hóspedes da Rússia, Alemanha e Inglaterra. Para a empresária, o perfil desse turista busca o contato com a natureza. “Eles vêm para aproveitar a extensão de areia, a restinga e a tranquilidade”, diz.
A empresária afirma ainda que a qualificação da mão de obra tem influenciado o atendimento. Após participar de cursos oferecidos pela prefeitura, ela diz ter ampliado o conhecimento sobre atrativos locais, como a Ilha das Peças e a Ilha dos Torais. “Hoje consigo orientar melhor os turistas sobre o berço das aves e o mero [peixe criticamente ameaçado de extinção]”, afirma.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
O governo estadual promove na região o programa Verão Maior Paraná, com atividades de lazer e shows, o que reforça o fluxo de visitantes no litoral paranaense.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná











