A construção da ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, encerrou 2025 com 88% das obras executadas, segundo boletim técnico de dezembro. Com a finalização das 64 estacas de sustentação, o empreendimento entra na fase final, com previsão de entrega para abril de 2026.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
As estacas foram distribuídas entre as margens de Guaratuba e Matinhos, além do trecho sobre a baía. A fundação foi concluída em dezembro, após o término das perfurações no lado de Matinhos.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirma que a ponte deve encerrar a dependência do serviço de ferry boat na região. “Entramos na reta final e em breve colocaremos um ponto final na balsa”, disse.
Na etapa de mesoestrutura, que sustenta as vigas, 20 das 22 travessas previstas foram finalizadas. O governo estadual espera concluir os pilares restantes ainda em janeiro. Das 160 vigas longarinas necessárias para o tabuleiro da ponte, 128 já foram instaladas. As 32 restantes devem ser posicionadas nos próximos dias no acesso por Matinhos.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
O trecho pré-moldado da estrutura, que soma 830 metros, tem quatro vãos pendentes. No lado de Guaratuba, essa etapa foi encerrada em novembro do ano passado.
“Os trabalhos se estenderam ao longo do fim de ano para dar conta da dimensão do projeto”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A obra, que sofreu questionamentos ambientais e judiciais no início da concessão, é a principal aposta logística do estado para o litoral. O projeto visa desafogar o trânsito que, em temporadas de verão, gera filas de espera de horas na travessia da baía de Guaratuba.
>> Siga o canal do Paraná Em Pauta no WhatsApp
Assista:
Com informações da AEN.











